Apesar de não ter cura a hipertensão
pode ser controlada com uma dieta adequada
A cada dois minutos, uma pessoa morre em decorrência de males cardiovasculares no Brasil. Por trás
do número indiscutivelmente alarmante, muitas
vezes se esconde a hipertensão, um problema traiçoeiro que é capaz de permanecer anos sem dar sinais. Se a hipertensão for detectada precocemente não exige medidas drásticas de tratamento, principalmente no que diz respeito à alimentação. Muito pelo contrário: as mudanças podem até ser saborosas, como pesquisas recentes têm comprovado ao relacionar certos alimentos a um menor aperto nos vasos sanguíneos.
Em alguns casos, o efeito pode parecer pouco significativo. Mas não se engane: Pequenas reduções na pressão já têm grande impacto no organismo. Quando a pressão sistólica cai só 2 milímetros de mercúrio, há uma diminuição de 10% no risco de morte por derrame e de 7% por infarto. Daí a importância de prestar atenção nos alimentos que se consome. Isso vale até para quem não é hipertenso, porque zelar pelas artérias torna muito mais longo o caminho que leva à doença. Existem alimentos que podem auxiliar na redução da pressão, destacamos aqui oito companheiros nessa empreitada. São eles:
Suco de beterraba
Utilizar duas beterrabas para preparar o refresco. Se preferir, você pode usar o vegetal em sanduíches e saladas.
Clara de ovo
Dá para fazer ovo mexido só com a clara ou usá-la em uma omelete com legumes. Mas atenção: apesar de não haver restrição de consumo, ela tem muita proteína. O exagero diário pode, portanto, sobrecarregar os rins.
Chocolate
O doce contendo de 50 a 85% de cacau faz a pressão cair cerca de 3 mmHg. Por isso de preferência aos meio amargos e amargos. Maneire nos chocolates brancos e ao leite, que são pobres no ingrediente que derruba a pressão.
Uva-Passa
um experimento que associou a ingestão de passas a uma redução na pressão de pessoas pré-hipertensas.
Nozes
A relação entre elas e o controle da hipertensão ainda gera polemica. No entanto, em um recente ensaio clínico com mais de 7 mil pessoas, o uso das nozes e de outras oleaginosas, como amêndoas e avelãs, ajudou, sim, a evitar os picos de pressão.
Leguminosas
Ao preparar o feijão por exemplo, abra mão de temperos industrializados, lotados de sódio. Experimente refogá-lo com alho e cebola e adicionar ervas.
Chá-verde
De fato, a bebida, abastecida de polifenóis, é aliada contra a hipertensão. Porém quem é muito sensível à cafeína, outra substância do chá-verde, deve recusá-lo à noite para não ter o sono prejudicado.
Iogurte
Consumir potinhos de 200 gramas de iogurte com baixo índice de gordura a cada três dias poderia reduzir em 31% o risco de desenvolver hipertensão segundo estudos, mas em vez de simplesmente acrescentar o iogurte à dieta, é importante que ele substitua algum item calórico ou pouco saudável.
Fonte: Rádio
Vitória AM
Nenhum comentário:
Postar um comentário