1 de julho de 2013

Amigos planejam aventura ao Fim do Mundo

Motociclistas da região irão a Ushuaia na Argentina em setembro


















    Ir até Ushuaia na Argentina é um sonho para muitos aventureiros. Todos os anos várias pessoas em motos ou veículos pegam a estrada para chegar até o Fim do Mundo, como é conhecida a capital da Província da Terra do Fogo. A cidade é o ponto mais austral do mundo, depois dela só o Oceano Atlântico e a Antártida. Para dois amigos da região este sonho está próximo de se tornar realidade. O vendedor de motos Cirito Brollo e o instrutor Alex Silva, estão preparando a viagem que está marcada para setembro deste ano. Eles irão percorrer o trajeto pilotando suas motos em 21 dias, entre ida e volta. De Joaçaba até Ushuaia serão aproximadamente 5 mil quilômetros.

“Será uma grande aventura para nós, afinal quem gosta de motocicleta tem este sonho de pegar a estrada e ir até um destino como Ushuaia”. Destaca Alex.

Os aventureiros estão na fase de preparação para a viagem, testando as motos, equipamentos e roupas especiais para as baixas temperaturas. “Vamos pegar na época temperaturas médias entre cinco graus negativos e oito positivos. Os ventos chegam a até 80 quilômetros por hora”. Comenta Alex. Mas nem estas dificuldades assustam. “As pessoas para quem comentamos perguntam por que Ushuaia? Por que é longe, desafiador, emocionante e encantador. É o lugar mais distante que se pode ir de moto ao Sul na América. E andar de moto é sempre bom por que eleva e a mente a um nível inexplicável”. Comenta Brollo.

Os dois amigos já têm tudo planejado e estão abertos a novos aventureiros que queiram fazer parte da viagem. “Quem tiver interesse pode participar, mas tem que se preparar, conhecer a moto e saber pilotar muito bem. A motocicleta dever ser pelo menos uma 250 cilindradas”. Explica Brollo.

O gasto calculado por pessoa varia em torno de R$ 3.500,00 com alimentação, hospedagem, quando necessária, e combustível. Este último item é algo que tem que ser muito bem planejado, já que em alguns pontos da rota os postos de combustíveis ficam muitas vezes afastados de 500 a 400 quilômetros. O roteiro passará por Buenos Aires, Puerto Madrin e Ushuaia, na volta por Torres del Paine, Perito Moreno e Bariloche. 

Quem quiser mais informações sobre a viagem e como participar pode entrar em contato pelos telefones: (49) 9975-7113 (Brollo - Moto Track) e (49) 9143-827(Alex).

Saiba mais 

Ushuaia foi habitada pelo homem desde milhares de anos, e foi colonizada por europeus a partir de meados do século XIX, que instalaram missões para catequização dos indígenas. Estes, porém, logo desapareceram sob o impacto da aculturação e da devastação causada por epidemias trazidas pelos colonizadores.

A cidade cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos, mas também fez com que se formasse uma impressão sombria sobre o local.

A partir da metade do século o presídio foi extinto, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, com a instalação de diversos serviços, a melhoria na infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes. Atualmente a cidade é um importante pólo turístico da Argentina.

O clima de Ushuaia é frio e úmido, com uma temperatura média anual de 4,7 °C. Em setembro as tempestades são frequentes e intensas, com ventos que podem superar os 80 km/h, acompanhados de cerrada precipitação de granizo. Isso, mais a presença de rochas submersas no canal, já provocou inúmeros naufrágios na região. Em virtude de sua localização austral a duração do dia também sofre grandes variações ao longo do ano. No verão o período iluminado chega a 17h30min, sem haver obscuridade completa durante a noite, permanecendo sempre uma fraca penumbra no lado sul do céu.

Ushuaia tem onze áreas de preservação ecológica, algumas destinadas especialmente ao turismo.


Fonte: ederluiz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário