20 de junho de 2013

Vídeo resgata cenas da enchente em Joaçaba e Herval de 1983

Material trata sobre a história da Ponte Emílio Baumgart
A Ponte Emílio Baumgart horas antes de sua queda.

























O pesquisador Marckson Kielek divulgou na internet um vídeo que resgata cenas históricas de Joaçaba e Herval d´Oeste. A edição trás imagens da ponte Emílio Baumgart, marco histórico da arquitetura brasileira, desde sua construção até a queda na grande enchente de 1983, que completará 30 anos no mês de julho.

A Ponte Emílio Baumgart marcou uma nova era na engenharia mundial. Foi a primeira ponte com vão maior que 68 metros no mundo 

As imagens mostram a força das águas do Rio do Peixe, que arrastaram até vagões na estação de Herval d´Oeste, e a grande destruição nas duas cidades. Um momento triste da história, mas que mostra também a força e a garra da população para reconstruir o que foi destruído.


Ponte Emílio Baumgart


Fonte: ederluiz.com 

12 comentários:

  1. Parabens pela bela reportagem. Sempre tive curiosidade em saber mais sobre esta tão comentada enchente de 83...Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Nunca eaquecerei desses dias... foi assustador...uma verdadeira tragédia!!! Mas Deus reconstruiu tudo perfeito novamente!!! Parabéns por produzir esse vídeo!!!

    ResponderExcluir
  3. Jamais esqueceremos este ano pois assistíamos pela TV o que acontecia na região e ao mesmo tempo eramos atingidos também . Foi horrível. Obrigado por compartilhar .

    ResponderExcluir
  4. Ivan Leandro de Medeiros31 de janeiro de 2017 às 03:23

    Eu morava em Herval quando vi de perto tudo isso, o poder da água foi enorme, Parabéns pelo registro e feliz em saber que a bela Herval está linda novamente

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo vídeo, muito bem feito!!

    ResponderExcluir
  6. se alguém tiver fotos da outra ponte,aquela que nao caiu,estavam ,eu meu irmao e um outro colega com o uniforme do colegio sao jose...

    ResponderExcluir
  7. Eu e minha família morávamos em Herval do Oeste, nunca vi nada igual em toda minha vida, pessoas ficaram desabrigadas, nem se quer roupa tinham p vestir, o rio levou tudo, casas e tudo que se pensar vi passar naqueles dias, muitos amigos ficaram sem casas, fico triste até hoje só de lembrar. Mas a solidariedade venceu mais uma vez.
    Ivair José da Silva.

    ResponderExcluir
  8. EU AINDA NÃO MORAVA AQUI NESSA ÉPOCA, MAS JÁ CONHECIA JOAÇABA...BEM O QUE ME IMPRESSIONOU FOI A SOLIDARIEDADE E A RECUPERAÇÃO DO ESTADO...(A SOLIDARIEDADE DOS PRESOS DO PONTO DE VISTA DE HOJE É ALGO QUASE SURREALISTA ...).A DESTRUIÇÃO DAQUELA PONTE É ALGO A LAMENTAR ATÉ HOJE

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelas imagens. Servi ao Exército naquele ano, em Blumenau, no 23º BI. Sou um sobrevivente daquela tragédia. Tenho parentes em Videira e Joaçaba. Penso que de modo geral, aquela foi a pior enchente já havida no Estado pela quantidade de cidades atingidas a um só tempo. Tanto no aí no meio Oeste, como no Norte, no Sul, no Vale do Itajaí, enfim, praticamente não região que foi atingida por essa onda de chuva imensa que caiu sobre Santa Catarina naquele fatídico Julho de 1983.

    ResponderExcluir
  10. Eu vivenciei tudo isso..pois na época era Funcionário da extinta RFF/SA...

    ResponderExcluir
  11. Eu sou Cacadorense mas cresci em Joaçaba e Herval d'Oeste. Na época servia o Exercito Brasileiro atraves do TG 282. Ainda jovem mas fiz parte de equipe de ajuda. Foi onde vi a solidariedade aflorar no ser humano. Essa experiência vivida ajudou-me na escolha de minha profissão. Sou Historiador, moro Rondonópolis-MT.

    ResponderExcluir