24 de março de 2014

A missão de salvar vidas

No estado, são mais de 110 quartéis espalhados com 2,7 mil militares que dedicam-se à tarefa de salvar vidas. 

O cabo Orides Caetano Dias - de 50 anos, possui 30 anos de corporação e diz ter muito que comemorar. “Desde 1984, quando entrei no Corpo de Bombeiros, muita coisa mudou e para melhor, como é o caso dos equipamentos e treinamentos específicos”, conta o bombeiro que é especializado em salvamento aquático. Cabo dias já atuou em Canoinhas por 10 anos, e agora atua na Companhia de Herval d’ Oeste. “A profissão é gratificante, mas requer preparo físico e psicológico, já que apesar do nosso empenho não é sempre que conseguimos salvar uma vida”.



O bombeiro acorda às 7h, e chega cedo ao quartel para verificar equipamentos e fica de plantão por 24 horas. Cabo dias folga 48 horas e mesmo nesses dias, não descansa, treina corrida e natação. Cabo Dias é um bombeiro experiente e já atuou em vários resgates, a maioria na água, quando trabalhou em praias do litoral catarinense. “Foram 18 anos realizando salvamentos nas praias e tive a oportunidade de salvar muita gente. Pelas minhas contas realizei até hoje cerca de duas mil pessoas”.

“Salvar a vida de uma pessoa não tem preço, é até difícil explicar, mas a gente fica feliz de ter esta experiência e poder ajudar as pessoas que estão em perigo”, conclui.

Saiba mais:
                 O Dia dos Bombeiro Militares  e Comunitários é comemorado no dia 2 de julho em todo o país, foi instituído pelo Decreto Federal número 35.309, de 2 de abril de 1954 pelo Presidente Getúlio Vargas assim como a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico,  em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações Militares Estaduais, para marcar os 98 anos de implantação do serviço de combate a incêndio (2 de julho de 1856). Na data, o monarca Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial Nr. 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil e criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte.

A mesma legislação instituiu que na semana em que o 2 de julho estiver compreendido deva ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam a ocorrência de sinistros.

Sobre o CBMSC 

Atualmente são 12 Batalhões de Bombeiro Militar, com pelo menos 112 unidades operacionais em municípios (uma das melhores coberturas do serviço do Brasil) e 2.750 homens e mulheres treinados a serviço da população.

Desde as primeiras ações, a atividade de Bombeiro ampliou-se significativamente a serviço da vida. Agora, a Corporação entrega à Sociedade muito mais do que a precursora ação de combate a incêndio. Hoje em Santa Catarina o CBMSC presta serviços de excelência no combate a incêndios urbanos e florestais, atendimentos pré-hospitalares, resgates veiculares, salvamento aquático e em altura, entre outras atividades operacionais – sem mencionar a diversidade de atividades técnicas preventivas e a força-tarefa para atuação em desastres extremos.





Fonte: Paula Patussi - Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário