Paiva e o cenário da década de 1950
![]() |
Rua Arcipreste Paiva é paralela à Praça XV Foto: Montagem sobre fotos de Betina Humeres, Agência RBS, e Acervo Velho Bruxo/ Coleção Rogerio Santana |
A Rua Arcipreste Paiva, uma das principais vias do Centro de Florianópolis, é a personagem do Cortina do Tempo deste final de semana. O antes e depois mostra a comparação das imagens em 1950 e 2014 e foram feitas a partir da Praça Fernando Machado.
A rua é paralela à Praça XV. O local onde hoje é a praça foi onde Francisco Dias Velho fundou a Vila Nossa Senhora do Desterro, em 1662. A praça recebeu árvores no século 19 - e são elas as responsáveis por taparem a vista da Catedral Metropolitana nos dias de hoje como mostra a comparação entre as imagens.
A praça foi também o local em que cidade começou a se desenvolver, com suas ruas estreitas à beira-mar. Nos arredores da praça está o Centro Histórico da cidade com os calçamentos originais. É também ali, no Centro Histórico, que acontece todo sábado uma feira de antiguidades, dentrodo Projeto Viva a Cidade. A feira funciona das 10h às 16h.
Rua Arcipreste Paiva 1950 (Acervo Velho Bruxo/ Coleção Rogerio Santana)
Fonte: HORA DE SANTA CATARINA
![]() |
Rua Arcipreste Paiva 2014 (Foto: Betina Humeres / Agência RBS) |
Rua Arcipreste Paiva 1950 (Acervo Velho Bruxo/ Coleção Rogerio Santana)
Fonte: HORA DE SANTA CATARINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário