25 de fevereiro de 2014

Novo Corolla 2015 será lançado em março

Sedã médio da Toyota ganhará visual mais ousado e câmbio CVT. Versão esportiva com estilo americano também é cotada


O novo Corolla 2015 já tem data para chegar ao Brasil. O sedã da Toyota será apresentado à imprensa nos dias 11 e 12 de março em Campinas, SP. O modelo promete agitar o segmento e causar certa polêmica. 
O motivo é que a marca japonesa decidiu 
ousar no visual e deixá-lo mais esportivo e chamativo.

Essa nunca foi uma característica do modelo, conhecido pela suavidade e conforto. As linhas do Corolla brasileiro são as mesmas do europeu, que é mais requintado. Nos Estados Unidos, a Toyota decidiu ir mais longe e desenhou um carro com estilo despojado e ao mesmo tempo agressivo. E há chance dessa versão também desembarcar no Brasil. A fabricante estuda vender aqui um modelo esportivo com o sobrenome “Furia”, que foi usado no conceito mostrado em 2013.

Quanto ao Corolla “normal”, a maior novidade, além do visual, é a transmissão CVT, que substitui o antigo câmbio automático de 4 marchas atual. Apesar de ter marchas infinitas, o CVT oferecerá 7 velocidades pré-programadas, para facilitar seu manuseio. A rival Nissan usa o mesmo tipo de câmbio no Sentra, por exemplo. Já o Corolla manual passa a ter 6 marchas, mas suas vendas devem ser marginais.

O estilo do novo Corolla se destaca pela grade cromada que se une aos faróis, que possuem luzes de LEDs. Outra característica marcante é o vidro da porta traseira, que termina numa espécie de flecha.

A Toyota aumentou o tamanho do Corolla na nova geração. O sedã agora tem 10 cm a mais de entre-eixos, o que beneficia o espaço interno sobretudo no banco traseiro. Ele tem é um pouco mais largo e mais baixo que o modelo vendido hoje no Brasil.

O interior do veículo ganhou mais equipamentos, mas tem desenho convencional, que lembra o do novo RAV4. Resta saber se a Toyota mudará esse aspecto na versão nacional – é comum modelos assim serem alterados para o “paladar” do brasileiro. Mas é certo que o Corolla terá todos os itens desejados pelo consumidor como central multimídia, câmera de estacionamento, ar-condicionado digital de duas zonas e outros mimos.

Revezamento na liderança

Desde o lançamento do Corolla “Brad Pitt” (astro dos comerciais do carro), em 2002, a Toyota e a Honda se revezam na liderança entre os sedãs médios. A Honda tirou o primeiro lugar do Corolla em 2007 com o “New Civic” e a Toyota recuperou a posição em 2010 para perde-la no ano passado novamente. Se a tradição for mantida, o Corolla voltará ao primeiro posto até o final do ano. Ao menos na teoria.
















Fonte: IG - CARROS

Novo Corolla 2015 ganha nota máxima em segurança nos testes do Euro NCAP

O novo Corolla 2015 da Toyota que deve chegar ao Brasil em março de 2014, conseguiu avaliação positiva nos testes de segurança do Euro NCAP obtendo as cinco estrelas na avaliação de impacto (considerada a mais rigorosa do mundo).
O Euro NCAP avaliou o desempenho do novo Corolla em simulações de colisão frontal, traseira e lateral, além de testes de atropelamento, proteção a crianças, estabilidade e alertas ao motorista.

O Corolla 2015 ganhou as cinco estrelas (nota máxima) em todas as categorias com bom desempenho inclusive na proteção aos passageiros e os testes não indicaram potencial de lesões graves aos passageiros, sejam crianças ou adultos, a não ser pela simulação de colisão contra poste, que também avaliou como adequada.
Os testes do Euro NCAP, mostraram também, que no caso de crianças em cadeirinhas especiais, elas estariam protegidas em caso de choque, ressalvando apenas que as orientações de instalação de cadeirinha tipo ISOFIX não estavam muito claras, o que a montadora garante corrigir.

Já em caso de atropelamento, o novo Corolla apresentou níveis bons, com poucas lesões nas pernas e cabeças dos bonecos usados nos testes e o sistema de alerta em caso de cinto desafivelado e de perda de estabilidade também funcionaram corretamente.


Fonte: http://fotosecarros.com.br

Estudo identifica possíveis origens de objetos celestes “diferenciados”

Agência FAPESP – No principal cinturão de asteroides do Sistema Solar, localizado entre Marte e Júpiter, há um pequeno grupo de objetos celestes chamados asteroides de tipo V. São supostamente fragmentos do asteroide Vesta, o segundo objeto com maior massa do cinturão, que integra o grupo de corpos celestes com crosta basáltica.

Nos últimos anos, foram identificados outros 127 objetos candidatos a asteroides de tipo V. Com origem não muito bem compreendida, eles se situam na parte central do cinturão principal. Os astrônomos acham ser muito improvável que todos sejam fragmentos do Vesta, pela posição orbital em que se encontram.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Guaratinguetá, em colaboração com colegas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Universidade de Namur, na Bélgica, do Observatório de Paris e da Universidade Pierre e Marie Curie, ambos na França, demonstrou que esses novos asteroides de tipo V no cinturão principal podem ser derivados de outros asteroides diferenciados, que não o Vesta.

Corpos celestes diferenciados são aqueles que passaram por processos que dividiram sua estrutura em camadas geológicas e quimicamente diferentes entre si e possuem crosta basáltica, manto e núcleo.

Os resultados da pesquisa, feita no âmbito do projeto “Mobilidade orbital causada por encontros próximos com mais de um asteroide massivo”, apoiado pela FAPESP, serão publicados na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (MNRAS).

“É bem provável que tenham existido outros objetos diferenciados que deram origem a esses novos asteroides de tipo V, mas ainda não se sabe o número deles”, disse Valério Carruba, professor da Unesp e primeiro autor do estudo, à Agência FAPESP.

“Se conseguirmos saber qual é o número mínimo de objetos diferenciados que originaram esses novos asteroides, será possível entender melhor a origem e evolução dinâmica deles”, avaliou.

De acordo com Carruba, a distribuição dos asteroides de tipo V pelo cinturão principal é bastante esparsa. Os pesquisadores propuseram a divisão do cinturão principal central em três regiões onde estão situadas famílias de asteroides associadas à formação de objetos de tipo V: Hansa; Eunomia; e Merxia e Agnia.

Ao fazer essa divisão, os pesquisadores constataram que os asteroides de tipo V originados por essas famílias “respeitam o perímetro” nos quais estão situados.

“Um asteroide de tipo V na região de Hansa, por exemplo, dificilmente irá para a região de Eunomia”, explicou Carruba. “Por sua vez, é pouco provável que um asteroide de tipo V da região de Eunomia caminhe em direção à região das famílias de Merxia e Agnia.”

Fontes de asteroides de tipo V
Os pesquisadores também demonstraram no estudo que três fontes diferentes de asteroides – como os de Eunomia, de Merxia e Agnia e de Hansa – são suficientes para criar populações de objetos do tipo V no cinturão principal central, onde se estima que existiu pelo menos mais um corpo diferenciado, além do Vesta.

O objeto que deu origem à família de Eunomia, por exemplo, pode ter sido anteriormente um corpo diferenciado ou parcialmente diferenciado, supõem os pesquisadores.

“A ideia é que, no passado, o corpo principal que deu origem à família de Eunomia tinha uma crosta basáltica vulcânica que foi completamente destruída e se espalhou pelo cinturão principal”, disse Carruba. “Outros estudos também já haviam sugerido que as famílias de Merxia e Agnia também podem ter sido originadas de corpos diferenciados.”

Os modelos de formação desses objetos diferenciados são baseados em parâmetros ainda não bem conhecidos, como o tamanho mínimo para fazer a diferenciação, as dimensões da região em que foram formados e a eficiência com a qual foram espalhados para o cinturão principal.

Segundo esses modelos, o número de objetos diferenciados que poderiam ter chegado ao cinturão principal varia de dois a algumas centenas. “Ainda não sabemos quantos objetos diferenciados foram formados e quando chegaram ao cinturão principal”, afirmou Carruba. Segundo ele, “estabelecer limites sobre esses números pode nos ajudar a entender melhor os cenários que levaram à formação do Sistema Solar”.

A versão do artigo Dynamical evolution of V-type asteroids in the central main belt, de Valério Carruba e outros, que será publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, pode ser lida em arxiv.org/abs/1401.6332.

Fonte: Fernanda Cruz - Agência Brasil 25.02.2014 - 09h32

23 de fevereiro de 2014

Confira como foi a reforma da Catedral Metropolitana de Florianópolis em 1918

Catedral começou como uma pequena capela em 1675

Comparação mostra imagem de 1918 e 2014Foto: Montagem sobre fotos de Betina Humeres, Agência RBS, e Acervo UFSC, Acervo Velho Bruxo, divulgação
A Catedral Metropolitana de Florianópolis começa sua história no ano de 1675, quando o bandeirante Francisco Dias Velho, fundador de Nossa Senhora do Desterro, começa a construir uma capela em homenagem à padroeira da cidade. 

Era pequena e construída de pedra e cal, no local mais alto da vila. Aos poucos, a capela tornou-se pequena e com espaço insuficiente para o número de fiéis que assistiam às missas. Foi então que José da Silva Paes, primeiro governador da antiga Capitania, em meados do século XVIII, projetou uma nova Igreja para o mesmo local. Iniciada em 1748, a obra foi concluída 25 anos mais tarde, já no governo de Dom José de Melo Manoel. 

Ao longo dos anos a Igreja Matriz foi sofrendo diversas modificações, tomando novas formas e ganhando um novo estilo. Teve suas paredes laterais aumentadas e também as torres. E foi colocado um alpendre estilo neo-clássico, em substituição à antiga porta da entrada principal. 

Em 1908 foi criada a Diocese da Capital e a Igreja Matriz elevada à categoria de Catedral. A última e grande reforma da Catedral Metropolitana é recente, e envolveu grande investimento público no âmbito estadual e municipal. Houve intervenções na parte estrutural do prédio, na fachada e no sistema de iluminação e sonorização, para preservar sua arquitetura e história.
Foto:  Acervo UFSC, Acervo Velho Bruxo 1918
Catedral Metropolitana 2014 (Foto: Betina Humeres, Agência RBS)

Fonte: HORA DE SANTA CATARINA

13 de dezembro de 2013

Recorte de jornal de 1951 mostra uma parte 
da história do transporte aéreo no município

Enquanto Joaçaba aguarda a volta dos voos regulares para o Aeroporto Municipal Santa Terezinha é sempre bom lembrar que a história da aviação comercial e de passageiros no município já tem mais de 60 anos. E o Éder Luiz.com, que divulga fatos relacionados a história do município na sessão Um Pulo no Passado, resgatou o anuncio do Joaçaba Jornal, publicação editada por seu Raul Pereira, que foi um dos principais meios de comunicação da década de 50 por aqui.

Se atualmente não temos qualquer voo regular com qualquer cidade do país, na época se viajava de avião de Joaçaba até para Buenos Aires, na Argentina, ou então para as principais cidades do país, pelo menos é o que o anúncio do ano de 1951 prometia. Foi com o acesso a aviação também que Joaçaba e a região se desenvolveram, por isso a torcida para que todos os esforços que estão sendo feitos tragam o resultado que se espera.

Colabore com a seção Um Pulo no Passado e envie fotos, relatos e documentos que registrem a história de Joaçaba, Herval e da região. Envie para: jornalismo@ederluiz.com

Fonte: ederluiz.com

22 de outubro de 2013

Obesidade

Nutricionista Mariana Otto
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma projeção em relação à obesidade 
para o ano de 2015: 
2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos. 
O Brasil atualmente ocupa no ranking da OMS a 77ª posição.

A obesidade é causa de incapacidade funcional, de redução 
da qualidade de vida, redução da expectativa de vida e aumento 
da mortalidade. Nas últimas décadas, a prevalência de obesidade vem aumentando exponencialmente, atingindo homens e mulheres 
de todas as faixas etárias, já sendo caracterizada 
como uma epidemia mundial.

De acordo com a OMS, a obesidade pode ser conceituada como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo que pode levar a um comprometimento da saúde. Isso porque essa condição corporal pode promover o desenvolvimento de diversas doenças no ser humano, dentre elas, podemos destacar: diabetes mellitus do tipo II e disfunções cardiovasculares, que são, atualmente, as principais causas de morte no Brasil. Além disso, o sujeito obeso tem alta probabilidade de desenvolver vários distúrbios de ordem psico-social, tais como: depressão, transtornos de ansiedade e alteração de imagem corporal. Todas essas consequências, atribuídas e associadas ao excesso de gordura corporal, fazem com que a obesidade, na sociedade contemporânea, seja considerada um grave problema de saúde pública. 

De uma forma geral, a etiologia da obesidade pode ser de caráter multifatorial, apontando a obesidade como resultante de vários fatores, atuantes, na maioria dos casos, de forma combinada.
Fisiologicamente, a obesidade trata-se de uma doença resultante de um desequilíbrio nutricional provocado por um balanço energético positivo que se dá, por sua vez, na medida em que o sujeito ingere mais energia do que é capaz de gastar. Assim, tem se um acúmulo de energia que, por ação do hormônio insulina, é convertida a gordura.

Tendo em vista esta dinâmica fisiológica, a obesidade está fortemente associada ao "estilo de vida", mais especificamente, no que se refere à prática de atividade física e alimentação. 
Nesse sentido, sabe-se que quanto mais ativo é o "estilo de vida" de uma pessoa, menor é a probabilidade desta se tornar um sujeito obeso. E quanto mais rica é a alimentação de um sujeito em açúcares, lipídeos e alimentos industrializados, também são maiores as chances deste sujeito tornar-se obeso.

Os hábitos de vida ocidentais caracterizam-se por uma oferta ilimitada de alimentos baratos, palatáveis, práticos e de alta concentração energética. Focadas em aumentar a lucratividade, as empresas que produzem alimentos industrializados vêm fazendo combinações de gordura, açúcar e sal que são "hiper-palatáveis". Na verdade, os produtores tentam encontrar um ponto em que as pessoas comam certo produto e fiquem com vontade de comê-lo mais vezes. Assim, salgadinhos, doces e refeições prontas podem ter o mesmo efeito sobre o cérebro que o tabaco. E, com isso, a ingestão de nutrientes inadequados à saúde se torna cada vez mais frequente.

Alia-se a isso um sedentarismo crescente, com a prática de atividades físicas cada vez mais dificultadas, principalmente nas grandes cidades e aumento de tempo dedicado às atividades de baixa intensidade, como assistir televisão, usar computador e jogar videogame. Esta é a influência da evolução tecnológica no estabelecimento de um "estilo" predominantemente inativo da população.

Além do "estilo de vida hipoativo", nos últimos anos houve uma tendência da população de um modo geral, em substituir as principais refeições por lanches rápidos, conhecidos como fast-food. Outrora os pais devido ao trabalho e as transformações provocadas pela vida moderna transferem esses hábitos ditos incorretos para seus filhos, prejudicando assim a alimentação adequada das crianças. 

Algumas dicas alimentares são validas na prevenção 
e também na melhoria do quadro da obesidade, são elas;

• 1. Faça de 5 a 6 refeições por dia, ideal é 
comer uma menor quantidade mais vezes ao dia;

• Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes 
e verduras como parte das refeições, e 3 porções ou 
mais de frutas nas sobremesas e lanches;

• Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados, 
e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos;

• Consuma no máximo uma porção por dia de óleos 
vegetais, azeite, manteiga ou margarina;

• Evite refrigerantes e sucos industrializados, 
bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas 
(pudins e tortas), etc;

• Diminua a quantidade de sal na comida 
e retire o saleiro da mesa;

• Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de 
água por dia. Dê preferência ao consumo de 
água nos intervalos das refeições;

• Pratique pelo menos 30 minutos de atividade 
física todos os dias, e evite as bebidas alcoólicas e o fumo;

• Identifique os desencadeadores ("gatilhos") da 
alimentação. Procure distinguir se o que sente é fome/gula 
ou compulsão. Viva as emoções, não desconte nos alimentos;

• Use uma lista durante as compras. 
Não faça compras em jejum ou com fome.

• Preste atenção nos rótulos dos alimentos. Lembre-se que um alimento que não contem açúcar, pode conter muita gordura.

• Dê preferência as preparações assadas, cozidas ou grelhadas.

• Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras: aveias, 
pães integrais, vegetais e frutas (com bagaço). As fibras ajudam 
a reduzir as taxas de colesterol e auxiliam na perda de peso.


Fonte: Rádio Videira AM

8 de agosto de 2013

Mãos Divinas: Conheça a dona de casa de Joaçaba que já restaurou mais de 200 imagens sacras

Trabalho é realizado em Joaçaba há 17 anos

Aos 60 anos de idade a joaçabense Marinês Corbari Collusso, moradora do bairro Flor da Serra, se transformou numa referência regional na restauração de imagens sacras. Uma atividade rara principalmente pelo fato dela ser desenvolvida 
  por prazer nas horas vagas entre a rotina da lavoura e de dona de casa. Nesta terça-feira (06) a equipe de reportagem da Rádio Catarinense visitou o Atelier improvisado que funciona na travessa Silvestre Corbári, em frente ao campus da Unoesc. Em companhia do esposo Sérgio, a dona de casa Marinês revelou detalhes do trabalho artesanal que realiza em Joaçaba há 17 anos. Ela conta que ganhou gosto pela restauração em 1996 quando foi convidada pela amiga Zelinda Coppi para iniciar um trabalho de recuperação das capelinhas que percorrem as casas com imagens sacras. Aos poucos ela foi atendendo pedidos de pessoas que tinham imagens quebradas ou danificadas. Ao longo dos 17 anos ela construiu mais de 300 capelinhas e  recuperou mais de 200 imagens dos mais diversos tamanhos. “Pessoas de toda região me procuram, até mesmo de cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul”.  

Esmero e delicadeza são palavras que resumem a profissão adotada por Marinês Corbári Collusso. Trata-se de um processo trabalhoso e o tempo para recuperar uma imagem depende do estado em que ela chega às mãos Marinês. O trabalho pode ser feito em uma semana ou levar até 60 ou mais dias para ser concluído. “Tudo depende do jeito que as imagens chegam e também o clima tem que ajudar, pois em dias de muita umidade o gesso demora muito pra secar prejudicando nosso trabalho” disse Marinês.  As partes que mais danificam nas imagens, principalmente por quedas, são as mãos e cabeças das estátuas feitas de Gesso. Mas além de recuperar a parte danificada existe toda uma preocupação com os pequenos detalhes de acabamento e principalmente com a pintura. “É difícil acertar o tom, muita vezes eu pinto a mão e fica diferente do rosto aí sou obrigada a fazer toda peça” explicou a restauradora.


    Um dos maiores trabalhos realizados por ela foi a recuperação do presépio da Igreja Matriz de Herval d’Oeste. Foram restauradas 28 peças que receberam correções com gesso e uma pintura nova. Com delicadeza e muita paciência ela busca a originalidade da imagem que pode custar no mercado até R$ 7 mil. Questionada pela nossa reportagem quanto ela cobra pelo trabalho de restauração ela respondeu: “Não faço isso por dinheiro, faço por que gosto e no início eu cobrava apenas o material que usava pois vai gesso, tinta, e muitos pincéis e deixava livre para que a pessoa ajudasse”.

  Marinês, que trabalha em sua própria casa, pode ser uma das únicas restauradoras de imagens sacras no Sul do Brasil. Uma verdadeira artista da Fé que com mãos divinas devolve a devoção aos fiéis. O fone de contato com a restauradora é (49) 3521-0651.













Fonte: Rádio Catarinense

2 de agosto de 2013

Vida e Bem Estar - Você sabe a diferença entre cabelos secos e ressecados?

Aprenda a diferencias e como tratar cada caso

O cabelo seco é determinado por 
uma característica hereditária. Eles não 
são sedosos e são opacos devido à produção reduzida de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Uma característica do cabelo seco é o fato das escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se mais facilmente, deixando o cabelo mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os permanentes.


Já o ressecamento é um problema que pode afetar qualquer tipo de cabelo que sofre os efeitos de agentes externos e em geral está recebendo pouca hidratação. O cabelo ressecado pode ter sido submetido a algum tipo de química ou pode estar saturado pelo uso constante de pranchas e secadores. No entanto, os dramas do cabelo seco e do ressecado são parecidas: volume fora de controle, com frizz, fios quebradiços, pouco brilho, pontas duplas e fios difíceis de pentear. Mas alguns cuidados básicos ajudam a domar as madeixas e torná-las bonitas e saudáveis. Confira algumas dicas:

Corte mais frequente

Todo cabelo precisa de corte pelo menos a cada três meses, mas os cabelos secos provavelmente precisarão encarar as tesoura com frequência ainda maior.

Os melhores finalizadores

Produtos à base de ceramidas, tutano de boi, queratina, jaborandi, macadâmia, vitamina A e semi di lino, são ótimas opções para o tratamento de cabelos secos.

Protetor solar

Seja seu cabelo oleoso, seco ou normal, você precisará de um bom protetor solar. Você pode não notar, mas ele é um dos principais agressores do fio.

Xampu e condicionador específicos

Nada de pegar o xampu e o condicionador que estiverem mais à mão no chuveiro, a dupla precisa ser específica para o seu tipo de cabelo. Os produtos para quem tem cabelo seco devem ter componentes umectantes cuja função é hidratar, dessa forma, o uso contínuo e correto ajudará a deixar as madeixas mais macias, brilhantes e com aparência mais saudável.

Fonte: Rádio Vitória AM

1 de agosto de 2013

Conheça a história do casal que comemorou 71 anos de união matrimonial em Herval d’ Oeste

Do amor entre Adelino e Adelaide 
Martini já surgiram quatro gerações


As mãos enrugadas revelam a experiência que carrega nas costas um dos primeiros moradores de Herval d’ Oeste. Membro de uma família composta de 15 irmãos – seis homens e nove mulheres - Adelino Achilles Martini, gaúcho de Bento Gonçalves, saiu em 1924 do Rio Grande do Sul aos dois anos de idade com os pais, Isidoro e a mãe Dozolina Formallioni, ambos imigrantes italianos. O pai tinha 15 anos e mãe 13 quando chegaram ao Brasil. Seu Adelino é o único filho vivo da família Martini. Nascido em 12 de junho de 1922, seu Adelino no auge de seus 91 anos mantém o bom humor e a felicidade estampada em seu rosto, e com memória de fazer inveja a qualquer jovem.

   Casado com Adelaide Giacomin, de 87 anos, seu Adelino conheceu a esposa e futura mãe de seus 12 filhos em Herval d’ Oeste. Quis o destino traçar o mesmo caminho para eles que já dura 71 anos juntos. Dona Adelina, nascida em 22 de março de 1926  também é de Bento Gonçalves. Se conheceram na escola e se casaram em 23 de maio de 1942, ele com 19 anos e ela com 16. Da união nasceram Irene, Alécio, Dines, Nilson, Valdir, Vanilda, Olga, Beto, Odete, Solange, Valdemar e Leocir. Três já são falecidos, Leocir, Valdemar e Nilson. A primeira filha, Irene, nasceu após um ano de casamento. O casal Adelino e Adelaide tem 26 netos e 33 bisnetos, sendo 26 meninos e o restante meninas. Seu Adelino lembra faz os cálculos e lembra que a mulher permaneceu 3.240 dias como gestante.

    Enquanto seu Adelino relatava à reportagem da Rádio Catarinense as principais passagens da vida, a esposa Adelaide – que pela idade avançada apresenta dificuldades visuais e auditivas – se esforçava para tentar ouvir as palavras do marido, ditas num misto de alegria e emoção nostálgica. Dona Adelaide recentemente sofreu uma queda e estava com o braço direito engessado e apoiado em uma tipoia. Sem titubear, seu Adelino revelou o segredo de tanto amor e carinho um pelo outro: “Fizemos uma promessa no altar, que era de ficar juntos até o fim, nas horas boas e nas ruins”.

   A cuidadora de dona Adelaide, Terezinha Veronese, de 60 anos, conhece o casal há muitos anos. Foi ela quem buscou as caixas contendo diversos álbuns de fotografias que seu Adelino apresentou com muita satisfação ao lado do fogão à lenha, saboreando um café passado na hora acompanhado de cuca e bolachas caseiras feitas por uma das filhas, que também estava na casa de esquina da família. Seu Adelino conta que os filhos, a maioria deles moram próximos.

   Como todo bom descendente de italianos e nascido em uma das regiões do Rio Grande do Sul que mais produzem uva, seu Adelino confessa que apreciava um bom vinho, mas teve que parar por estar tomando remédios. “Tem que viver para aquilo que gosta. O que mata são os desgostos e a preocupação”, reitera. Seu Adelino e dona Adelaide fizeram festa de 50 anos de casados que reuniu quatro gerações da família Martini. Quando lembra o passado vivido, seu Adelino não consegue segurar as lágrimas. Ele conta que participava dos “bailinhos” na comunidade.

   Seu Adelino sempre enfrentou as dificuldades do dia a dia com determinação. Trabalhou na roça plantando milho, trigo, feijão, criava porcos e vacas de leite, sendo que o trabalho era todo braçal. A esposa fazia quatro quilômetros para levar o almoço a ele enquanto trabalhava na gruta. Além de carregar a comunidade, dona Adelaide ainda levava os filhos pequenos junto. “Hoje em dia as pessoas não dão mais o devido valor às coisas”, compara. A vida de comerciante teve início quando comprou a lojaem Sede Belémque pertencia a Guilherme Brunetto. O estabelecimento estava com as portas fechadas. Decidiu juntamente com dois sócios, todos parentes, retomar as atividades no local. Porém, após um tempo o negócio não prosperou. Seu Adelino vendeu a parte dele e a maioria das coisas que estavam na loja também foram vendidas. O meio de transporte mais comum e utilizado na época era o cavalo.

   Seu Adelino se orgulha de não ter inimizade com ninguém. Tanto quis fazer o bem a todos e fortalecer o vínculo comunitário que seu Adelino lembra que as terras para construção da gruta de Sede Belém foram doadas pela família dele. Foram os pais de seu Adelino que compraram as terras de Emílio Morais para dar início à instalação da família na comunidade. O pai de seu Adelino foi um dos encarregados pela comunidade para construção da Igreja Menino Jesus, daí o nome da comunidade ser Sede Belém.

   Seu Adelino explica que na época havia dois times de futebol na comunidade, o Olímpico e o Flor da Serra. A divisão entre os moradores era marcante. Vendo que isso estava desunindo os moradores, seu Adelino tratou de reunir os sócios do Clube Recreativo Sede Belém e juntar os times, mantendo somente o Flor da Serra, time que guarda com muito carinho, assim como a bandeira que está em sua casa e que pretende levar junto em seu caixão, conforme deseja, pois a considera o símbolo da união da comunidade. Perguntado sobre a posição que gostava de jogar, seu Adelino de pronto respondeu: “Jogador bom não escolhe posição, joga em qualquer uma”, sorri. Gremista, ele recorda que os árbitros apitavam os jogos a cavalo.

   Adelino Martini serviu ao Exército no ano de1941 no Tiro de Guerra de Joaçaba. Por 20 anos morou na gruta e há 60 anos resideem Sede Belém, interior de Herval. Seu Adelino foi por 20 anos comerciante. A popularidade gerada pelos negócios o fez enveredar para a política, uma das paixões dele assim como o futebol. Foi vereador de1962 a1966, quando o cargo ainda não era remunerado. Seu Adelino lembra que fez 152 votos pela antiga UDN, partido em que militou por 40 anos. À época pertencia à oposição do governo municipal no Legislativo. Seu Adelino estudo até o quarto ano. Atualmente seu Adelino é filiado ao PSD, remanescente do DEM.

   Além dos cadernos de anotações dos principais fatos que marcaram a vida da família, como data de nascimento dos filhos, netos, bisnetos, datas comemorativas, nomes de familiares, entre outros, seu Adelino guarda também o retrato de todos os governadores de Santa Catarina e dos presidentes do Brasil, uma demonstração explícita de que a política sempre correu em seu sangue. Ele comenta que sempre foi simpatizante da família Bornhausen, e cita os ex-governadores Irineu e Jorge Bornhausen. As mais de 150 fotografias levam no verso o nome do político e o ano em que atuou. Seu Adelino sempre foi um líder comunitário.

   Atuou durante 26 anos como “Inspetor de Quarteirão”, cargo que foi extinto no decorrer dos anos. A tarefa incumbida a seu Adelino era levar ao conhecimento do Poder Público os problemas e as necessidades da comunidade, uma espécie de secretário de hojeem dia. Assimcomo o cargo de vereador, a função não era remunerada. A nomeação era feita pelo governador. Seu Adelino recorda que o primeiro prefeito de Herval d’ Oeste foi Antônio Beviláqua. O gosto pela política de seu Adelino foi passada para outras gerações, aos filhos Nilso e Alécio e ao neto Mauro, todos já foram vereadores no município.Em Sede Belémseu Adelino foi presidente do Clube Recreativo Sede Belém. À época o clube passava por dificuldades como divisão interna, número reduzido de sócios e escassez de recursos. Em um trabalho de mobilização seu Adelino lembra que conseguiu reunir 154 sócios na época. Os nomes de todos eles estão registrados em um de seus diversos cadernos.

   Seu Adelino participava até pouco tempo do grupo da Melhor Idade Menino Deus de Sede Belém. Porém, alguns problemas de saúde dele e da esposa o impediram de continuar frequentando os encontros do grupo. Adelino considera que o município de Herval d’ Oeste desenvolveu bastante em um curto espaço de tempo. Ele lembra da época em que a prefeitura contava com apenas quatro funcionários. Lembra também as campanhas políticas eram acirradas. Seu Adelino deixou de votar somente a partir das duas últimas eleições. Até então ele nunca deixou de exercer seu direito de cidadania.


   Seu Adelino é adepto à ideia de que se deve votar na pessoa e não no partido. Ele considera a situação do Estado e do país boas e destaca o tempoem que Joaçabachegou a ter até quatro deputados estaduais, e lamenta que nos dias atuais não tenha nem um representante no parlamento do estado. Adelino Martini sabe de cor e salteado que 34 escrituras de terras passaram pelas mãos dele durante os 91 anos de vida, e que todas elas foram repassadas aos filhos para que tivessem seus “pedaços de chão” para tocar a vida.


Seu Adelino reforça que os cadernos guardados com carinho em casa – no interior dela um quadro pendurado no corredor com as imagens dele, da esposa e dos filhos – são para deixar escrito para as gerações remanescentes o legado de amor à vida e ao próximo. “É para guardar não somente a história da família, mas também de uma parte considerável da história de Herval d’ Oeste”, finaliza.


















Fonte: Rádio Catarinense

Vida e bem estar – Dicas para controlar o apetite e emagrecer

Maléficos o açúcar, sal e gorduras causam 
aumento da produção de hormônios do bem estar

Diversos estudos vêm constatando a perigosa relação do açúcar, sal e gorduras no aumento da produção de hormônios que causam a sensação de bem estar. Esses hormônios também são responsáveis pelo aumento da fome. Em um ciclo vicioso, a sensação de bem estar que alimentos ricos em açúcar, sal e gordura proporcionam é de pouca duração e para mantê-la é necessário consumir cada vez 
mais às guloseimas e em doses cada vez maiores. Não é à toa 
que esses ingredientes são a base da comida fast-food.

Assim, algumas pessoas ao se darem conta que estão engordando resolvem iniciar dietas que prometem milagres sem ter que alterar muito seus hábitos alimentares, cortando de maneira aleatória grupos alimentares importantes para manter sua energia, saúde e imunidade em dia. Dietas malucas ou muito restritivas, como passar horas sem se alimentar, podem até trazer resultados rápidos, mas com certeza não serão duradouros. Ter uma alimentação equilibrada e de bom senso, sem cortes radicais pode ser a melhor forma de você conseguir atingir seus objetivos, perder o peso em excesso sem comprometer sua saúde.

Saber como controlar a fome é imprescindível para que você emagreça e alimentar-se a cada três horas é o primeiro passo para não correr o risco de se descontrolar e atacar tudo o que vier pela frente quando a fome chegar. Confira dez passos para reduzir a fome e ter uma melhor qualidade de vida.

• Inverta de forma gradativa esse quadro, comece o dia com um café da manhã reforçado e vá diminuindo as quantidades do que você come no decorrer do dia.

• Invista em atividade física, ela é fundamental para sua saúde e qualidade de vida. Ela ajudará você a emagrecer e se manter magro.

• Mantenha uma alimentação balanceada, com todos os grupos alimentares, proteínas, gorduras boas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Mudanças de estilo de vida são muito eficazes no tratamento de emagrecimento.

• Aposte em alimentos termogênicos, capazes de aumentar o gasto calórico do organismo. Nessa lista, você encontra pimenta, chá verde, gengibre e outros.

• Faça check-ups periódicos, pois seu corpo precisa estar em equilíbrio para que você possa emagrecer sem riscos, e só fazendo os exames médicos da parte clínica, nutricional e hormonal você poderá detectar os entraves metabólicos que emperram a perda de peso

• Aumente a ingestão de fibras, que além de melhorar o trato intestinal aumenta a sensação de saciedade

• Diminua o estresse, pois estudos demonstram que o ganho de peso e os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) estão intimamente ligados, ou seja, quanto maior o estresse, maior é o nível do cortisol e maior é a facilidade com que o indivíduo ganha peso. A má alimentação e sedentarismo fazem parte do círculo vicioso em que o indivíduo está inserido e para interromper este ciclo é necessário a adoção de hábitos e atividades que melhorem a qualidade de vida, como atividades ao ar livre, caminhadas e atividades lúdicas

• Diminua o consumo de açúcares e gorduras, pelos motivos descritos acima na matéria e segundo a Associação de Neurociências do Canadá, existem pessoas que são mais vulneráveis a se viciarem em alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcares e gorduras, portanto evite-os!

Fonte: Rádio Vitória AM