Aprenda a diferencias e como tratar cada caso
O cabelo seco é determinado por
uma característica hereditária. Eles não
são sedosos e são opacos devido à produção reduzida de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Uma característica do cabelo seco é o fato das escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se mais facilmente, deixando o cabelo mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os permanentes.
Já o ressecamento é um problema que pode afetar qualquer tipo de cabelo que sofre os efeitos de agentes externos e em geral está recebendo pouca hidratação. O cabelo ressecado pode ter sido submetido a algum tipo de química ou pode estar saturado pelo uso constante de pranchas e secadores. No entanto, os dramas do cabelo seco e do ressecado são parecidas: volume fora de controle, com frizz, fios quebradiços, pouco brilho, pontas duplas e fios difíceis de pentear. Mas alguns cuidados básicos ajudam a domar as madeixas e torná-las bonitas e saudáveis. Confira algumas dicas:
Corte mais frequente
Todo cabelo precisa de corte pelo menos a cada três meses, mas os cabelos secos provavelmente precisarão encarar as tesoura com frequência ainda maior.
Os melhores finalizadores
Produtos à base de ceramidas, tutano de boi, queratina, jaborandi, macadâmia, vitamina A e semi di lino, são ótimas opções para o tratamento de cabelos secos.
Protetor solar
Seja seu cabelo oleoso, seco ou normal, você precisará de um bom protetor solar. Você pode não notar, mas ele é um dos principais agressores do fio.
Xampu e condicionador específicos
Nada de pegar o xampu e o condicionador que estiverem mais à mão no chuveiro, a dupla precisa ser específica para o seu tipo de cabelo. Os produtos para quem tem cabelo seco devem ter componentes umectantes cuja função é hidratar, dessa forma, o uso contínuo e correto ajudará a deixar as madeixas mais macias, brilhantes e com aparência mais saudável.
Fonte: Rádio
Vitória AM
Nenhum comentário:
Postar um comentário