10 de dezembro de 2014

Região do Contestado tem 23 igrejas e 19 capelas no roteiro turístico religioso

Catedral Santa Terezinha de Joaçaba. (Foto: Portal Éder Luiz)
O turismo religioso é um dos seguimentos mais fortes na região do Contestado, que abrange a maior parte do Meio-Oeste Catarinense. O novo Guia de Turismo dos Municípios Catarinenses – GuiaSC, lançado no último dia 12 de novembro pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), tem ao menos 23 igrejas como pontos turísticos na região, 19 capelas, três santuários, nove grutas, quatro romarias e uma festa religiosa.

As igrejas, maioria católicas, são parte da história das cidades. Entre elas estão a Catedral Santa Terezinha, de Joaçaba, e a Igreja Matriz de Herval d’Oeste.


Igreja Matriz de Herval d´Oeste. (Foto: Facebook Paróquia Senhor Bom Jesus)


Uma das atrações da região é a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, de Capinzal. O templo é o cartão postal da cidade. Erguida na parte alta, no centro, é uma réplica da Basílica de São Pedro, existente no Vaticano.

Em Água Doce, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz foi construída por moradores locais e inaugurada em 16 de agosto de 1956 pelo Bispo Dom Daniel Hostin.

Apresenta traços semigóticos e linhas da arquitetura moderna, sendo que no seu interior podem-se observar a Via Sacra e as imagens dos santos trabalhadas em gesso, como os padroeiros Nossa Senhora da Paz e São Roque, além dos belíssimos vitrais.

O ponto turístico mais expressivo de Jaborá também é sua Igreja Matriz, um verdadeiro monumento todo feito em blocos de pedra entalhados um a um pelos próprios paroquianos. Sua pedra fundamental, lançada em 1953, possui uma cavidade interna onde foram colocados documentos como Ata da Fundação e algumas moedas da época.

Em 2012, a Igreja passou por uma ampla reforma, novamente através de um grande mutirão no qual cada paroquiano colaborou com doações e promoções para arrecadar a quantia necessária para o investimento.

Em Tangará, a Igreja Matriz foi inaugurada em 1961 é outro ponto de destaque, com arquitetura moderna e altar-mor esculpido em madeira maciça em 1947, o que enriquece os detalhes além dos vitrais das janelas que datam de 1946 aliados a arte da via sacra retratada em painéis nas laterais da Igreja.

Entre as capelas está a primeira construção de alvenaria do município de Irani, o capitel Nossa Senhora de Lourdes, que está localizado às margens da BR 282, Km 438.

Já a principal romaria é a de Frei Bruno, realizada desde 1987, sempre no último domingo de fevereiro, mês da morte de Frei Bruno. Reúne cerca de 30 mil peregrinos.

Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, de Capinzal, é uma réplica
da Basílica de São Pedro, no Vaticano. (Foto – Divulgação)





Abaixo as fotos mostram o interior 
da Catedral Santa Terezinha.






Texto: Nei Pereira

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário