7 de julho de 2015

Estudantes e professoras relembram enchente de 1983 em Videira

Trabalho de pesquisa e resgate foi feito 
na Escola Padre Bruno na Vila Verde



Há exatos 32 anos, o Vale do Rio do Peixe vivia a pior tragédia causada pela natureza. O ano de 1983 jamais sairá da memória dos moradores da região meio oeste catarinense. O Rio do Peixe se transformou em função das chuvas e a força das águas provocou destruição em todos os municípios por onde passa. De Caçador, até Capinzal, todas as cidades que se ergueram ao lado das águas tranquilas do rio viram patrimônios serem devastadas, numa catástrofe da natureza que até hoje, ainda, não teve precedentes.

A enchente de 1983 atingiu 135 cidades de Santa Catarina, deixando 198 mil desabrigados, pelo menos 48 mortos, até hoje não há um número oficial, e 32 dias de isolamento total. Em oito de julho Santa Catarina decretou estado de calamidade pública. A Força Aérea Brasileira (FAB), que atuou durante todo o resgate, sobrevoou por 1.320 horas transportando 3.889 pessoas. A enchente deixou gravada na memória de muitas pessoas os momentos de angústia e aflição pelo evento climático.

Em Videira não existe grande quantidade de material que retrata essa história, porém a professora Josi Sambonin da Escola Padre Bruno na Vila Verde, está a cerca de dois anos realizando uma pesquisa sobre o assunto. Recentemente, no Concurso Cultural Repórter na Escola promovido pela Rádio Vitória e a Gerência Regional de Educação de Videira (GERED), a enchente de 1983 foi tema do trabalho. As professoras Josiane Sambonin e a Graziela Kubiak orientaram o trabalho dos alunos Paloma, Natália, Tainara, Carlos Henrique e Carlos Eduardo, que teve o tema "Enchente de 1983". O material sonoro é apresentado na voz dos próprios alunos.

As fotografias nessa matéria foram enviadas por 
ouvintes e internautas da Rádio Vitória AM






Fonte: Rádio Vitória AM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário