5 de setembro de 2014

Má Postura e Torcicolo

O pescoço é formado por 7 vértebras que ligam a base do crânio à cintura escapular. As vértebras e os ligamentos fornecema estabilidade para a coluna e os músculos sustentam e permitem o movimento da coluna cervical. 
O pescoço tem uma enorme variação de movimentos e por isso é suscetível a lesões e doenças que produzem dor e restriçãodo movimento.

Uma das causas mais comuns da dor no pescoço na atualidade é a má postura, que acomete a maior parte da população ao menos uma vez no decorrer da vida. 
A necessidade de se adequar a múltiplas funções e situações na maioria das vezes ergonomicamente inadequadas coloca o pescoço em posições desconfortáveis levando ao torcicolo. 

Atualmente passamos horas deitados vendo televisão em posição inadequada, lemos deitado, usamos o computador em posição inadequada ou utilizamos dispositivos portáteis como lap tops e tablets em posição não correta.
E mesmo durante o sono, momento em que deveríamos relaxar e descansar muitas vezes o fazemos de maneira inadequada ou com uma qualidade insuficiente, levando a acordar pela manhã ou durante a noite com torcicolo acarretando redução da qualidade de vida.

Além da má postura, a dor no pescoço pode ser resultado de anormalidades ortopédicas nos músculos, ligamentos, nervos, vértebras e articulações da coluna vertebral. Lesões nos órgãos adjacentes como tireóide e esôfago também pode causar a cervicalgia. Entretanto as causas mais comuns de dor no pescoço continuam sendo as alterações do tecido músculo esquelético em decorrência de lesões, uso prolongado inadequado e doenças degenerativas.
O torcicolo afeta principalmente os músculos esternocleidomastóideo e o trapézio e ocorre durante uma má postura, causada pela retração dos músculos e excesso de trabalho dos mesmos, fazendo com que haja uma rotação da cabeça para o lado oposto da contração. . Qualquer tentativa de movimento fica impedido e é extremamente doloroso. A dor pode irradiar para as costas e os sintomas geralmente ocorrem no período da manhã ao acordar.
Em casos mais raros, o torcicolo é diagnosticado como congênito, quando ocorre devido a problemas intrauterinos. Em algumas situações, dificuldades no parto causam sangramento dos músculos do pescoço levando ao torcicolo. Certas doenças congênitas como a hipotonia e a paralisia do cérebro também podem ocasionar um torcicolo.
Fatores externos como estresse diário, obesidade, tabagismo também favorecem o torcicolo.

A avaliação com profissional da saúde capacitado (médico e ou fisioterapeuta) deverá ocorrer nas situações em que a dor não ceder espontaneamente, quando houver piora progressiva dos sintomas (como por exemplo perda de força nos braços) e nos casos de acidentes.

Normalmente, o diagnóstico é clínico através de anamnese e exame físico. Quando necessários são realizados exames complementares conforme cada caso.

O torcicolo geralmente tem origem benigna e boa evolução clínica. Se não tratado adequadamente ele acarreta má qualidade do sono, limitação das atividades diárias e em casos mais graves cefaléia, problemas respiratórios, visuais ou auditivos.

O tratamento da causa é primordial além do tratamento dos sintomas. Para o torcicolo agudo: o tratamento consiste em analgesia, relaxantes musculares e anti-inflamatórios, além de medidas como aplicação de bolsa quente sobre a área dolorosa. Após o tratamento da crise aguda de dor o médico responsável deverá, a critério do mesmo, seguir com a investigação para o tratamento adequado da causa do torcicolo.

A fisioterapia, acupuntura e auriculoterapia também se mostraram úteis na resolução deste problema como medidas complementares ao tratamento já citado.

Mais importante do que o tratamento da lesão instalada, o paciente deve se preocupar em prevenir tal patologia. A prevenção se dá por medidas simples como o uso de computadores e lap tops em ambientes adequados, o uso de travesseiros na altura correta, ciar o hábito de realizar alongamento muscular com frequência mesmo durante a jornada laboral e a pratica de atividade física regular. 
Todas essas medidas têm como intuito a melhora do condicionamento muscular e assim a prevenção de eventuais lesões. Tais informações podem ser obtidas com o médico de sua confiança ou com fisioterapeutas e ou professores de educação física.

O Dr. Luiz Henrique Santos Gaya que é Ortopedia e Traumatologia traz mais detalhes de como prevenir e tratar problemas da má postura e torcicolo.









Fonte: Rádio Videira AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário