26 de fevereiro de 2014

Trem serviu de ligação entre municípios do litoral sul catarinense há 130 anos

Museu Ferroviário de Tubarão guarda a memória 
de uma época de desenvolvimento local


Trem em passagem pelo Canal das Laranjeiras, em Laguna, na década de 1930 aproximadamenteFoto: Museu Ferroviário de Tubarão / Acervo Fotográfico
Há 130 anos, uma ferrovia foi construída aos moldes ingleses para impulsionar a produção de carvão no Sul de Santa Catarina. A Ferrovia Tereza Cristina continua funcionando e não parou durante o último século. Sem ela, a economia de uma região inteira não teria se desenvolvido. 

A Inglaterra, em plena Revolução Industrial, interessada na descoberta de carvão na região, investiu na construção da ferrovia e a inaugurou em 1884. Afinal, as máquinas a vapor precisavam de combustível.


O visconde de Barbacena recebeu do governo imperial português a concessão da ferrovia. A partir de então, ele implantou colônias que geraram desenvolvimento para a região, como as colônias Grão Pará e Azambuja. Somente em 1902, o governo brasileiro passou a cuidar daquele trecho, mas os trilhos continuaram transportando carvão e outras cargas. Na década de 1960, o trem parou de transportar pessoas.

Foto: Museu Ferroviário de Tubarão - Acervo Fotográfico
Atualmente, a ferrovia mantém características históricas, mas se modernizou para ter mais potência e economizar energia. Uma empresa privada tem a concessão da Tereza Cristina SA. Hoje, 98% do carvão da Usina Jorge Lacerda, da Tractebel, ainda são levados pelos trilhos. 

O Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda localiza-se no município de Capivari de Baixo, no estado de Santa Catarina, é considerado o maior complexo termoelétrico a carvão da América do Sul. O Complexo pode ser visto às margens da rodovia BR-101. Baseada na tecnologia alemã e checa, O complexo é formado por três usinas térmicas, a carvão, com potência total de 853 MW. Fazia parte do parque gerador da estatal Eletrosul(atual Tractebel Energia, antiga Gerasul). Todo o parque foi privatizado no segundo mandato do gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda


Mas ainda há chance de andar de trem. Um passeio irá reviver parte desta história no dia 29 de março. O Museu Ferroviário de Tubarão, idealizado por José Warmuth Teixeira, presidente da Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor, irá apresentar aos passageiros a Ferrovia Tereza Cristina. 

O trajeto, que será feito com maria-fumaça, mostrará alguns fortes de pedra, a ponte de Tubarão e como está ficando a estrutura da nova ponte de Laguna. As imagens antigas que você vê nesta página são parte da memória de outros verões guardadas por pessoas como José no Museu Ferroviário de Tubarão.

Passeio de trem

De Tubarão até a Comunidade de Barbacena 
(Laguna), no dia 29 de março
Saída às 8h30min do Museu Ferroviário de Tubarão 
e retorno previsto para 13h30min, no mesmo local
Valor da passagem: R$ 50 por pessoa
Informações: (48) 3632-3450 

José Warmuth Teixeira idealizou o Museu Ferroviário de Tubarão




Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

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