20 de junho de 2013

Asma - Causas, Sintomas e Tratamentos

DEFINIÇÃO

É uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável do fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento, manifestando-se clinicamente por episódios de falta 
de ar, chiado/aperto no peito e tosse.

As causas da asma estão fundamentalmente relacionadas a fatores genéticos, exposição a poluentes ambientais, substâncias alergênicas, tais como, poeira, ácaros, mofos, infecção respiratória de vias aéreas inferiores, notadamente nos estados gripais nas assim chamadas viroses de vias aéreas e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de asma é fundamentado pela presença de sintomas característicos supracitados, sendo confirmada pela demonstração da redução variável ao fluxo de ar nas vias aéreas inferiores.

A identificação dos agentes determinantes constitui elementos importantes na diagnose das causas, dentre estes destacamos o componente atópico, ou seja, aquele em que existe alergia. 

Quando a pessoa portadora de asma se expõe aos alergênos, tais como, pólen, pêlo de cão, pêlo de gato, ácaros , etc, poderá entrar em crise de estreitamento das vias aéreas ( broncoespasmo).

Outro fator importante no desencadeamento da asma é o exercício, que leva a chamada asma induzida pelo exercício que pode ocorrer durante a prática deste ou horas após.


EXAMES DIAGNÓSTICOS

A histórica clínica e o exame físico são elementos importantes na identificação da asma. 

O principal exame é a espirometria, que mede o fluxo de ar nas vias aéreas determinando o nível de obstrução nos brônquios, permitindo assim avaliar a gravidade da doença, além de melhor indicar qual o tratamento mais adequado.

Teste alérgico, importante para a identificação dos alergênos relacionados com a asma, este é feito na pele através da puntura no antebraço que permitirá assim identificar quais os principais agentes que estão determinando as crises de asma.

RX de tórax, tem pouca especificidade para asma, entretanto serve para descartar complicações que possam estar associados, tais como, pneumonia, pneumotórax, alguns exames de sangue também contribuem na melhoria do diagnóstico.

O Dr. Carlos Eduardo Waltrick, médico Pneumologista fala sobre de que forma a Asma pode ser diagnosticada e quais os tratamentos mais utilizados nos dias de hoje.
Fonte: Rádio Videira

Nenhum comentário:

Postar um comentário