de vida com os planos futuros.
O conceito de Saúde se alterou ao longo do tempo. Primeiramente, saúde era entendida como sendo o estado de ausência de doença. Neste modelo, o centro das atenções era a patologia em si. O controle da sua evolução e o retorno ao estado de não doença eram os objetivos de todas as atividades.Com o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos a atividade ambulatorial se somou às desenvolvidas em ambiente hospitalar e desta integração surge à noção de sistema de saúde. Aos aspectos físicos, ou biológicos, foram sendo agregados os psicológicos e os sociais, igualmente reconhecidos como causas de doenças. Desta forma, a saúde de um simples estado ausência de doença, passou a ser entendida como sendo “um estado de bem estar físico, mental e social”, definição de saúde criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Não obstante, o grande avanço que esta nova definição trouxe para a compreensão do fenômeno saúde, a visão ainda era estática. A introdução da noção de que a saúde é um processo continuado e interdependente de preservação da vida, criou uma nova dimensão social. A saúde passou a ser, também, um critério de cidadania. Assim, todo o cidadão tem direito, mas são igualmente responsáveis pela sua manutenção.
Mas será possível obter completo bem-estar? Dentro dessa perspectiva, até parece que para ter saúde é necessário viver em outro planeta. O conceito de saúde é cada vez mais relativo e suas discussões atrelam esse bem a outras dimensões do bem-viver humano como saneamento básico, lazer e acesso à educação e cultura, por exemplo. O certo é que a percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto às crenças sobre o que traz ou retira a saúde.
Saúde é confiança, é o comprometimento com a qualidade de vida e com os planos futuros. É felicidade, a busca pelo bem-estar em todas as esferas da vida. É entender que o corpo e a mente falam conosco através de sinais que não podem ser ignorados. Saúde é viver a vida como ela deve ser vivida, com respeito, dignidade, amor e consciência.A saúde é a causa e a consequência das nossas ações. Ela é aquilo que nos leva a visitar o médico regularmente, manter os exames em dia, praticar exercícios e ter uma alimentação saudável. E também é o resultado de tudo isso.
Mas nenhuma definição formulada até hoje é capaz de resumir o que realmente abrange o termo porque saúde é a roupa que se veste o sorriso que se tem no rosto, a atividade física diária, o alimento que se põe no prato, o conhecimento do próprio corpo, a medicina preventiva e a reunião de família.Complexa e dinâmica ela é o que nos move através das horas, dos dias e dos anos, nessa busca incessante por viver.
“A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer, os que abusam dela” Charles de Saint-Evremond
Fonte: Dra. Magaly Vaz de Souza Presidente da Unimed Videira CRM/SC 6578
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário