17 de junho de 2015

Mãe de Joaçaba monta Quarto Montessoriano para seu filho

O Sistema Montessoriano de educação foi criado pela médica e educadora Maria Montessori e tem como principal base a busca pela libertação do indivíduo e da sua real natureza.

A ideia da utilização do método é observar e compreender as crianças, para que a educação se desenvolva com base na evolução e não o contrário.

Nas salas de aula montessorianas, a partir de um modelo construtivista, as crianças tem a liberdade de escolher as atividades propostas, com a utilização de materiais didáticos especiais que estimulam todos os seus sentidos.

Entre os materiais didáticos utilizados pelas educadoras, podemos destacar os exercícios para a vida cotidiana, material sensorial, de linguagem, matemática e ciências. A maioria dos materiais são constituídos por peças sólidas de diversos tamanhos, formas e espessuras diferentes; coleções de superfícies de diferentes texturas e campainhas com diferentes sons. A ideia é que as crianças possam ser estimuladas e desenvolver diferentes percepções a partir de sua utilização.



Baseada nessas premissas, uma mãe do município de Joaçaba, resolveu criar para seu filho, um quarto Montessoriano. Todo o espaço foi construído para que a criança pudesse explorar o ambiente e assim desenvolver suas habilidades.

De acordo com Fernanda Fiório, ela já conhecia o Método Montessori antes da reforma do quarto. Porém, após decidir colocar seu filho em uma escola que utiliza o método, ela passou a aplicar os ensinamentos no dia a dia.

“Desde que matriculei meu filho no Centro Educacional Girassol, a escola passou a me fornecer panfletos e materiais que auxiliam na forma de educar. Foi a partir do aprofundamento em relação ao método, que pude montar o quarto como ele está hoje”, salienta Fernanda.

Fernanda ressalta que uma das maiores mudanças que ela pôde observar em seu filho após a reforma do quarto, foi sua alegria e independência. “Hoje meu filho explora o quarto. Ele acorda, alcança o brinquedo que ele quer brincar. Outra questão é a segurança. Tenho a certeza de ele estar bem naquele ambiente”, cita.



Para se criar um ambiente Montessoriano, os pais devem optar por disponibilizar para as crianças, brinquedos educativos, chocalhos, quebra-cabeças, tabuleiros e cadeiras feitos de madeira. Móveis e brinquedos de madeira, auxiliam no desenvolvimento do apreço e gosto pela natureza.

O mais importante é que todos os objetos possam estar ao alcance das mãos das crianças, dispostos de uma forma que elas mesmas possam organizá-los após brincar. Isso criará uma independência para a criança, que não necessitará tanto da mãe ou outro adulto para auxiliar no dia adia com os brinquedos. Segurança e conforto são essenciais para o bom desenvolvimento dos bebês.

O bom gosto na escolha dos objetos que irão compor o quarto é imprescindível. É a partir desses detalhes que se formará o caráter e o gosto da criança.

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário